Se tem ponderado melhorar o desempenho energético da sua casa, o que contribui para aumentar o seu valor no mercado imobiliário, esta é uma boa oportunidade para o fazer.
O governo tem ainda cerca de 8000 vales eficiência no valor de 1300 euros para atribuir até final de maio a famílias vulneráveis que desejem investir em janelas, bombas de calor ou painéis solares de modo a melhorarem a eficiência energética dos seus lares.
De acordo com o jornal Público, continuam por atribuir “12,8 milhões de euros da primeira fase do programa Vale Eficiência, lançado no final de Agosto de 2021, com uma dotação de 31,98 milhões de euros”. Esse valor deveria ter-se esgotado no final desse ano, mas uma procura reduzida levou a que apenas fossem emitidos 11.972 vales, de um total estimado de 20 mil.
O financiamento desta iniciativa provém do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Fundo Ambiental.
Para já, sabe-se que o governo pretende alargar os critérios de candidatura aos vales eficiência, bem como tornar a medida igualmente atrativa para fornecedores. Como tal, um novo aviso é esperado ainda no primeiro semestre deste ano.
Em que posso usar o Vale Eficiência?
Com os vales eficiência, pode “substituir portas e janelas, colocar isolamento térmico em paredes, coberturas e pavimentos, instalar sistemas de aquecimento e/ou arrefecimento e painéis solares ou térmicos para aquecer águas”, explica o Público.
A quem se destina?
Os vales eficiência destinam-se a famílias economicamente vulneráveis e em potencial pobreza energética que sejam beneficiárias da tarifa social de energia elétrica (TSEE).