Trata-se de uma pergunta a que a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) poderá responder. A prestigiada instituição de ensino aliou-se à Image4All – uma empresa de eficiência energética, comunicação e imagem de Carnaxide – para criar uma Horta Solar.

A horta coberta por painéis fotovoltaicos combina a produção de energia solar com a produção agrícola: a cada vez mais falada energia agrovoltaica. De acordo com o site Away, este sistema agrovoltaico situa-se no campo exterior de energia solar do campus da FCUL, no Campo Grande, e permitirá desenvolver investigação científica no setor agrícola.
As culturas escudadas pelos painéis solares são variadas, numa iniciativa que se pretende ser um teste com vista à implementação do modelo em hortas urbanas em Lisboa.
Recorde-se que a aposta na energia agrovoltaica pode ser uma solução para contrariar a inflação no setor da alimentação, na medida em que a instalação vertical de painéis fotovoltaicos protege diversas culturas de condições meteorológicas adversas, reduzindo a erosão dos solos e minimizando perdas.