A tendência crescente de incorporação de energias renováveis deverá acelerar ainda durante esta década, de modo a serem atingidos os objetivos do Acordo de Paris.
Quem o defende é Fatih Birol, diretor executivo da International Energy Agency (IEA, Agência Internacional de Energia, em português), noticia o Jornal de Negócios.
Durante a 8ª Conferência Global da Agência Internacional de Energia dedicada à Eficiência Energética, a decorrer esta semana em Paris, Birol sublinhou que a capacidade instalada de energias renováveis – atualmente abaixo dos 4.000 GW – deverá disparar para cerca de 12.000 GW até 2030.
Só a energia solar registou um aumento impressionante de 40% no período de um ano, o que evidencia o potencial de crescimento destas fontes de energia limpas. Aliás, um estudo da própria IEA estima que o investimento mundial em energia solar deve ultrapassar a produção de petróleo ainda este ano.
Do investimento global de 2,6 mil milhões de euros previstos para o setor energético em 2023, mais de 1,5 mil milhões deverão ser canalizados para energias renováveis.