Numa altura em que o país se comprometeu, na sua revisão do Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC) 2030, em aumentar a incorporação de energias renováveis para 85% até à próxima década, surge mais uma boa notícia.
De acordo com a Redes Energéticas Nacionais (REN), 61% do consumo de eletricidade no primeiro semestre foi abastecido por energias limpas, noticia a Rádio Renascença. A liderar o mix energético surge a produção eólica com 25%, seguida pela hidroelétrica com 23%, a energia solar fotovoltaica com 7%, e a biomassa com 6%.
Já o gás natural forneceu 19% da produção elétrica – uma quebra de 21% face ao ano anterior, e o consumo mais baixo desde 2016 para o primeiro semestre do ano, segundo a REN. Os restantes 20% dizem respeito ao saldo importador.
As energias renováveis continuam, assim, a demonstrar o seu efeito multiplicador ao nível da sustentabilidade, da comunidade, e do emprego.
[…] produção a gás natural assegurou 21% do consumo, um valor ligeiramente acima dos 19% registados em junho. Ainda assim, continua a assinalar uma tendência decrescente: nos primeiros sete meses do ano, o […]