Renováveis

Renováveis pouparam 1.600 euros aos consumidores domésticos em 2022

As energias limpas continuam a acumular motivos para garantirem a preferência dos portugueses.

Num estudo recentemente apresentado pela APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis), concluiu-se que as renováveis geraram poupanças anuais na fatura da eletricidade até 1.600 euros, no caso de consumidores domésticos. O valor dispara até 160.000 euros para consumidores não-domésticos.

São dados que não surpreendem se considerarmos que, por exemplo, o preço da energia solar caiu 90% em apenas uma década.

Mais: Vale Eficiência: Governo abre nova fase e aumenta apoio para 3.900 euros

O estudo, encomendado à consultora Deloitte, revela ainda que a contribuição acumulada das energias renováveis para o PIB (Produto Interno Bruto) superou os 19 mil milhões de euros entre 2018 e 2022, traduzindo-se numa média de 3,9 mil milhões de euros por ano. Estima-se que, em 2030, as fontes de energia limpa sejam responsáveis por 5,9% do PIB, o equivalente a 17 mil milhões de euros.

Recorde-se que a APREN já havia realçado o forte contributo das renováveis para o PIB, quando afirmou que estas podiam valer tanto quanto o turismo.

Destaque-se ainda o seu papel social: entre 2018 e 2022, as renováveis geraram uma média de 50 mil empregos anualmente, com um valor acrescentado por colaborador médio cerca de duas vezes superior à média nacional, sublinha a associação.

Mais: Sabe quantos empregos geram as energias renováveis? (Só a energia solar é responsável por mais de um terço)

Além do contributo direto para a economia, a aposta em energias verdes representou uma poupança de aproximadamente 13,2 mil milhões de euros em importações de carvão e gás natural.

Está na altura de apostar na eficiência energética da sua casa! Sabia que através do programa Vale Eficiência pode beneficiar de um apoio de até 3.900 euros para instalar bombas de calor ou painéis fotovoltaicos? Fale connosco!

Simulação de orçamento A Mais Casa

Crédito da foto: Watt A Lot/Unsplash

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.