O percurso do país rumo à transição energética tem sido marcado por passos sólidos. Numa altura em que a International Energy Agency defende que a incorporação de energias renováveis deve triplicar, Portugal tem batido recordes ao nível da produção solar e eólica, bem como investido intensivamente na sua capacidade solar.
Por estes motivos, Lídia Pereira, membro do Parlamento Europeu, considera que o país é um dos líderes europeus ao nível da transição energética. Numa entrevista ao Jornal Eco, a economista considera que a aposta de Portugal nas renováveis cumpre uma dupla função: a de o país se adaptar à crise energética e a de fazer face às alterações climáticas. Além disso, a criação de emprego surge como benefício extra a nível económico e social.
No entanto, Pereira identifica alguns obstáculos, nomeadamente ao nível da distribuição de energia renovável, “principalmente nas áreas mais remotas do país”.
E sublinha ainda a importância de a Europa conseguir reter conhecimento ao nível do desenvolvimento de painéis solares, de modo a que este não se perca para outras potências mundiais.
Pode ler a entrevista na íntegra aqui.