Renováveis

INE: Renováveis impulsionam emprego e exportações

O setor das energias renováveis contribuiu para o crescimento da produção, do VAB (Valor Acrescentado Bruto) e do emprego do setor dos bens e serviços ambientais acima do total da economia, em 2021.

São dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reforçam a importância de setores como o da energia solar fotovoltaica para o desenvolvimento económico do país.

Segundo o Instituto, em 2021, o setor dos bens e serviços ambientais representou 4,4% da produção, 3,1% do VAB, 4,5% das exportações e 2,7% do emprego da economia portuguesa.

Leia também: 7 Motivos para investir em painéis solares em 2024

Após um ano de contração marcado pelos efeitos adversos da pandemia COVID-19, este setor registou, em 2021, fortes crescimentos da produção (24,6%), do VAB (20,6%), das exportações (22,3%) e do emprego (11,4%), e acima da média da economia nacional (12,1%, 7,0%, 20,1% e 2,4%, respetivamente), impulsionados pelos crescimentos das atividades associadas às energias renováveis.

O crescimento do VAB deu-se em todos os domínios ambientais, e em particular na gestão dos recursos energéticos, que subiu 23,4% graças ao aumento da produção de equipamento para energia solar e eólica.

Leia também: Sabe quantos empregos geram as energias renováveis? (Só a energia solar é responsável por mais de um terço)

Ainda de acordo com o INE, em 2020, o último ano com informação disponível para a UE, Portugal ocupou a décima quinta posição relativamente ao peso do VAB do setor dos bens e serviços ambientais no VAB nacional (2,8% e igual à média da UE), tendo descido três posições face ao ano anterior, e manteve a quinta posição entre os Estados-Membros com maior peso das exportações no total nacional (4,4%).

Fonte: INE

Sabia que as renováveis permitiram poupar uma média de 1.600 euros aos consumidores domésticos em 2022? A aposta em painéis solares fotovoltaicos é um investimento de retorno garantido. Fale connosco!

Simulação de orçamento A Mais Casa

Crédito da foto: Markus Spiske/Unsplash

One Reply to “INE: Renováveis impulsionam emprego e exportações”

  1. […] Leia também: INE: Renováveis impulsionam emprego e exportações […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.