Depois de registar mais um recorde em julho, em que cobriu 10% do consumo de energia elétrica durante um mês, a energia solar fotovoltaica volta a brilhar.
Mais: Guia Fundo Ambiental 2023
De acordo com a APREN (Associação Portuguesa de Energias Renováveis), as energias renováveis forneceram 60,7% de um total de 3.177 GWh de eletricidade gerada em Portugal continental em agosto.
Este aumento de 5,9% relativamente ao ano anterior “deve-se ao aumento da incorporação solar em 9,4%, produzindo respetivamente 425 GWh, face aos 157 GWh em agosto de 2022”.
Mais: 7 Perguntas Essenciais sobre o Apoio do Fundo Ambiental
O crescimento da energia solar em Portugal tem vindo a acentuar-se, como denota o número expressivo de candidaturas ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023 – que financia até 85% obras que visem aumentar a eficiência energética das casas.
Em menos de duas semanas, foram registados 11.835 pedidos de apoio, correspondentes a 20 milhões de euros (dois terços das verbas disponibilizadas para este primeiro aviso).
[…] Já se sabia que as energias limpas em Portugal têm feito um percurso ascendente cada vez mais notável. A confirmá-lo estão a adesão massiva dos portugueses ao Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis 2023, bem como os 60% de eletricidade produzidos a partir de renováveis em agosto. […]