Renováveis

Marcelo aponta para “100% de renováveis” em 2030

O compromisso de Portugal com as energias renováveis prossegue cada vez mais sólido.

Em finais de junho, aquando da revisão do Plano Nacional de Energia e Clima 2030 (PNEC) pedida pela Comissão Europeia, o governo deixou a promessa: “já a partir de 2026, 80% da energia produzida em território nacional será de origem renovável”, uma antecipação em quatro anos do prazo inicialmente fixado.

Mais: Guia Fundo Ambiental 2023

Convidado a discursar na Cimeira da Ambição Climática – a decorrer entre 20 e 21 de setembro na sede da ONU (Organização das Nações Unidas) em Nova Iorque – o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reforçou a intenção de atingir essa meta, bem como a de chegar a “100% de renováveis” já em 2030.

Ainda até essa data, acrescentou que “iremos reduzir em 55% as nossas emissões” e sublinhou o compromisso do país em antecipar em cinco anos a “neutralidade carbónica total” para 2045.

António Guterres, secretário-geral da ONU, afirmou que o evento – destinado apenas a países com provas dadas na ação climática – mostrou ser possível acelerar a transição para uma economia verde. E alertou para as décadas de atraso na transição para as energias renováveis, algo que atribui à “ganância nua e crua” dos combustíveis fósseis.

Mais: 7 Perguntas Essenciais sobre o Apoio do Fundo Ambiental

O cerco ao setor fóssil parece cada vez mais apertado. Ainda recentemente, Fatih Birol, diretor executivo da International Energy Agency (IEA, Agência Internacional de Energia, em português), afirmou que a era dos combustíveis fósseis está no “início do fim”.

Pensa em investir na eficiência energética da sua casa e num futuro mais sustentável? É a altura ideal! Sabia que somos instaladores certificados pelo Fundo Ambiental e que todos os nossos clientes tiveram a sua candidatura aprovada? Fale connosco!

Serviço de consultoria para o Fundo Ambiental 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.