Painéis Fotovoltaicos Renováveis

Energias renováveis abasteceram 42% do consumo em setembro

Em Portugal Continental, as renováveis representaram 42% do consumo de eletricidade em setembro, com o saldo importador a ascender a 32%, e as não renováveis a atingirem 26%.

Segundo a ADENE, Agência para a Energia, a produção renovável teve a seguinte repartição: eólica 18,0%, hídrica 9,7%, solar fotovoltaico 7,9%, e biomassa 5,8%.

Comparativamente com o período homólogo, a ADENE destaca as quedas da produção não renovável (-26,2%) e das eólicas (-21,0%), e os aumentos da produção hídrica (+14,0%) e do solar fotovoltaico (+29,9%).

Já o consumo de gás natural contraiu 12% face ao mês homólogo, uma tendência decrescente que tem vindo a acentuar-se, marcando os passos cada vez mais firmes rumo à transição energética e denotando o peso cada vez menor dos combustíveis fósseis no cabaz energético.

Sabia que as candidaturas ao apoio do Fundo Ambiental terminam já a 31 de outubro? Não adie mais! Somos instaladores certificados pelo Fundo Ambiental e todos os nossos clientes tiveram a sua candidatura aprovada. Fale connosco!

Serviço de consultoria para o Fundo Ambiental 2023

Crédito da foto: Solarimo/Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.