Painéis Fotovoltaicos

Estudo: Energia solar deverá dominar rede elétrica em 2040

A produção fotovoltaica tem assumido um papel cada vez mais preponderante no cabaz energético de milhões de lares espalhados pelo mundo.

A muito se deve a sua cada vez maior acessibilidade, com o preço da energia solar a cair 90% em apenas uma década.

A confirmar o seu enorme potencial de crescimento surge agora um estudo da prestigiada revista Nature, em que cientistas preveem que a energia solar fotovoltaica venha a tornar-se na fonte energética dominante até 2040.

A rápida tendência de crescimento tem sido mais visível em países desenvolvidos, por disporem de verbas para investir em tecnologias avançadas. Assim, uma das soluções que se apresentam poderá passar pela criação de instrumentos e/ou políticas financeiras que permitam às economias emergentes terem acesso a painéis solares, ainda que não detenham capital suficiente para esse investimento.

Desse modo, estaria aberto um caminho para a democratização da energia solar, e para uma menor dependência de combustíveis fósseis – um passo gigante rumo à tão desejada transição energética e ao combate às alterações climáticas.

Fonte: Meteored

Simulação de orçamento A Mais Casa

Crédito da foto: Joshua Tsu/Unsplash

One Reply to “Estudo: Energia solar deverá dominar rede elétrica em 2040”

  1. […] altura em que estudos projetam que a energia solar deverá dominar as redes elétricas em todo o mundo em 2040, esta é mais uma boa notícia que corrobora o notável percurso que as renováveis têm trilhado […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This field is required.

This field is required.